domingo, 6 de abril de 2014

Música da 3ª Feira da 4ª Semana da Quaresma / Feria III Hebdomadae IV Quadragesimae


PDF com cânticos gregorianos em Português para esta féria.


Antífona de Entrada: Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria (Is 55,1).
É o intróito proposto pelo Missal Romano, que toma o texto do intróito proposto pelo Gradual Romano, o intróito Sitientes; este intróito canta-se também no 18º Domingo do tempo comum, ano A, e na Missa ou celebração do sacramento do Baptismo, fora do tempo Pascal. Embaixo uma gravação dos Cantori Gregoriani :



Salmo Responsorial 45(46),2-3. 5-6. 8-9 (R/. 8): R/. Conosco está o Senhor do Universo!  O nosso refúgio é o Deus de Jacó.
O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares.
É o Salmo proposto pelo Leccionário Romano; já o Gradual Romano oferece o gradual Exsurge Domine fer opem.

Aclamação ao Evangelho: R/. Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
V/. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12a.14a) R/.
É a aclamação proposta pelo Leccionário Romano; já o Gradual Romano não oferece qualquer tracto porque nas férias da Quaresma nunca se lê segunda leitura antes do Evangelho. A única excepção a esta regra é a Quarta-Feira de Cinzas. Por outro lado, o Gradual Romano oferece o ofertório Exspectans exspectavi, que ademais se canta no 21º Domingo do t.c., enquanto o Missal nada sugere.

Antífona de Comunhão: O Senhor é meu pastor, nada me falta; em verdes pastagens me faz repousar. Ele me leva até águas tranquilas e refaz as minhas forças (Sl 22,1s).
É a antífona que o Missal Romano sugere, cujo texto coincide com a comunhão Dominus regit me, proposta pelo Gradual Romano, e que se canta também na 32ª semana do t.c., excepto Domingos de anos A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação sujeita a aprovação prévia pela administração do blog.

Por favor comentai dando a vossa opinião ou identificando elos corrompidos.
Podeis escrever para:

capelagregorianaincarnationis@gmail.com

Print Desejo imprimir este artigo ou descarregar em formato PDF Adobe Reader

Esta ferramenta não lida bem com incrustrações do Sribd, Youtube, ou outras externas ao blog. Em alternativa podeis seleccionar o texto que quiserdes, e ordenar ao vosso navegador que imprima somente esse trecho.

PROCURAI NO BLOG