APRENDER CANTO GREGORIANO

Se vives no Algarve, e queres aprender Canto Gregoriano ou Polifonia do Renascimento, contacta-me.

https://www.facebook.com/groups/musicaferragudo/?fref=ts


Se vives mais longe, poderás participar gratuitamente na

Turma de Gregoriano em Linha !

Plataformas usadas: Skype, Whatsapp, Facebook Messenger, Google Hangouts.


 

Condições e Ficha de Inscrição
na Turma de Gregoriano em Linha


Bibliografia de Apoio à Turma de Gregoriano em Linha:

Cursos de Verão de Música Sacra

 

CATEQUESE INFANTIL:
canto gregoriano para as crianças?

«Aplique-se activamente o Clero, com a guia e através do exemplo dos Bispos e Ordinários, a fomentar, quer directamente, quer por meio de pessoas entendidas, esta catequese litúrgico-musical do povo, como coisa que está tão estreitamente unida à doutrina cristã. E isso será mesmo fácil de obter se esta instrução no canto litúrgico se der principalmente nas escolas, congregações piedosas e outras associações católicas. Deste modo sejam as comunidades de religiosos, de monjas e instituições femininas zelosas por conseguir este fim nos diversos estabelecimentos de educação que lhes estão confiados. Igualmente confiamos que ajudarão não pouco a este fim as associações que nalgumas regiões, e acatando sempre as autoridades eclesiásticas, dediquem toda a sua inteligente acção a restaurar a música sagrada segundo as normas da Igreja.»

in Divini cultus sanctitatem, Papa Pio XI

Se és um catequista zeloso pela formação musical dos teus catequisandos, ser-te-á útil o estudo do método Ward. Este é, dizem os entendidos, o mais eficaz método de ensinar as crianças a cantar.

É muito recomendável a leitura do mais recente artigo da Prof.ª Idalete Giga, publicado no folheto Anima vocis.

http://centroward.wix.com/centrowardlisboa#!/c21c6
Ler o N.º 2!

Um exemplo duma aula pelo método de Ward:


http://centroward.wix.com/centrowardlisboa
Para mais informações, contacta a Prof.ª Idalete Giga através do correio electrónico
( centro.ward@sapo.pt ).
Outros recursos úteis para a catequese infantil (língua inglesa):

 

Alguns artigos de interesse


Gramática Latina de Napoleão Mendes de Almeida (com respostas)

Clique para transferir PDF.

Livros de Música

1º Ano de Canto Gregoriano e Semiologia Gregoriana (pdf)

de Dom Eugénio Cardine. Explica os modos e os tons salmódicos, e como cantar os vários neumas, dando como exemplos as melodias publicadas na «edição vaticana» do Graduale Triplex, o livro oficial da Igreja Católica contendo todos os cânticos gregorianos pertencentes a cada momento da Santa Missa, todos os Domingos, Solenidades, Festas e Férias do ano litúrgico, segundo a reforma do rito romano feita a partir do Concílio Vaticano II. Leitura obrigatória para qualquer maestro ou solista de um coro litúrgico.

 

Singing Gregorian Chant: Pitch(1) and Mode(2) (ppt)

Esta apresentação, disponibilizada pelo generoso e utilíssimo Musica Sacra, é uma válida introdução ao Canto Gregoriano para o não-iniciado, até para o completo ignorante. Recomendaríamos, como princípio básico para a utilização deste documento, que se tenha presente que a investigação mais recente nesta área veio a contradizer muito do que se pensava sobre a leitura das partituras gregorianas com notação quadrada, nomeadamente no que respeita ao ritmo, durações, acentuações, e não só. Os nossos agradecimentos à Church Music Association of America.

(1) - pitch = altura da nota (se é mais grave ou aguda) (2) - Um modo define-se, de acordo com Dom Daniel Saulnier, por uma determinada organização de um elenco restrito de sons — os quais estabelecem determinadas relações intervalares entre si —, com uma hierarquia interna própria e, por último, pela utilização de fórmulas melódicas características.

Os nossos agradecimentos a quem traduziu para português:
Livro produzido pelo Padre Columba Kelly, de acordo com a escola de interpretação paleográfica(1) e semiológica que seguimos(2).


(1) - Paleografia: estudo dos sinais neumáticos e seu significado melódico
(2) - Semiologia: disciplina que procura compreender a razão (lógos - λόγος) da diversidade de sinais (sêméion - σημεῖον), a fim de se deduzirem os princípios fundamentais para uma interpretação autêntica e objectiva. (Cf. Sémiologie Grégorienne, Dom Eugène Cardine, Solesmes, 1970, p. 2)

 

Gregorian Chant: a Guide (pdf)

de Dom Daniel Saulnier. Edição inglesa da Church Music Association of America (CMAA):

Sem comentários:

Enviar um comentário